Índice
ToggleExistem inúmeras etapas e gastos no processo de importação.
Estes demandam uma grande atenção dos profissionais dessa área. Além dos custos fixos, é importante estar atento à flutuação das moedas estrangeiras, no caso, ficar de olho nas taxas de conversão.
Monitorar as taxas de conversão é fundamental por conta do regime de câmbio flutuante que o Brasil adota. Podemos utilizar como exemplo os profissionais do comércio exterior, que precisam acompanhar a variação do dólar de compra e venda, conseguindo assim, prever e conciliar corretamente.
Quais as principais taxas de conversão utilizadas?
A seguir, iremos trazer algumas das principais taxas de conversão utilizadas no Brasil quando o estamos importando mercadorias.
Taxa Fiscal
Quando pagamos impostos relacionados à importação no Brasil, a moeda estrangeira será convertida utilizando a taxa PTAX.
Em vista disso, outra das taxas de conversão que deve ser trazida é a taxa fiscal, no caso, a própria taxa PTAX.
Sendo assim, os impostos de importação são calculados com base nessa taxa. Normalmente, o registro ocorre no mesmo dia em que a Declaração de Importação é autorizada.
Taxa armador
Outra das taxas de conversão é a taxa armador. Esta é a taxa de frete internacional que possibilita armadores e agentes de carga a cobrar custos de frete internacional, entre outras taxas relacionadas ao frete.
Vale lembrar que uma porcentagem é adicionada ao valor de referência PTAX nessa taxa.
Praticamente, essa porcentagem tem como função proteger a empresa que realiza o frete do risco de perda por conta da flutuação da taxa de câmbio.
No Brasil, permite-se flutuar a moeda de acordo com a demanda e a oferta de dólares que estão no mercado, sem que o Governo Federal venha a intervir, mantendo a moeda a um valor fixo.
Vale ressaltar que é arriscado para uma empresa utilizar o PTAX de modo exclusivo para fretes internacionais. Isso porque dias ou semanas depois, ao realizar o serviço de entrega do produto, o valor poderá ter mudado e, desse modo, a empresa começará a perder dinheiro.
Taxa comercial
A taxa comercial, entre as taxas de conversão, é aquela que se refere ao dólar comercial. Isto é, ela é utilizada para pagamento e recebimento de negócios de importação e exportação. O dólar comercial mostra qual é o valor real da moeda norte-americana de acordo com o real.
No caso, a taxa comercial se diferencia do PTAX pois esta é uma taxa feita a partir de uma média de valores.
Por fim, vale lembrar que outro dado importante para quem trabalha com importação é a modalidade de pagamento. Há diferentes modos de realizar essa transição, tais como:
- Cartão de crédito;
- Cobrança documentária;
- Remessa sem saque;
- Pagamento antecipado.
Com muitos anos de experiência, a Contape pode fornecer o suporte que você precisa e tirar todas as suas dúvidas a respeito das taxas de conversão. Entre em contato!
PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!